JUNHO

Live Marcos Soares - Instituto Alvo

Encontro para Associados: A importância do exercício físico para o desenvolvimento intelectual

JULHO

A importância do estudo da música para a formação intelectual do indivíduo

AGOSTO

Matemática para além das fórmulas prontas

Feira do Conhecimento para associados

Ao final do março, o instituto de estatística dos Estados Unidos publicou em seu website um breve post sobre uma pesquisa (Household Pulse Survey), cujo objetivo era mensurar o impacto da Covid 19 em diversas áreas da vida cotidiana como saúde, educação, emprego, entre outras. A pesquisa mostrou um aumento considerável do ensino domiciliar naquele país desde o início de 2020.

Antes da pandemia, o percentual de ensino domiciliar era em torno de 3,3% e estava estável desde 2012. Na fase 1 da pesquisa, realizada entre abril e maio de 2020, 5,4% dos lares americanos informaram que praticavam o ensino domiciliar. Durante setembro e outubro de 2020, este número saltou para 11,1%, praticamente o dobro do relatado no início da pandemia. Importante ressaltar que a pesquisa incluiu uma questão referente à matrícula escolar para garantir que as famílias informassem apenas a educação domiciliar verdadeira, separando-a do ensino virtual devido a estar matriculado em escola pública ou privada.

Ao separar os resultados por grupo étnico, o afro-americano teve o maior crescimento, saltando de 3,3% dos lares afro-americanos para 16,1%, ou seja, um aumento de cinco vezes. O segundo grupo étnico em crescimento foi o de hispânicos, cujo salto foi de 6,2% dos lares para 12,1%, praticamente o dobro.

O post não entra em detalhes sobre as razões ou motivações que fizeram os pais optarem pela modalidade do ensino domiciliar, mas é muito provável que estejam relacionadas, além do isolamento social e medo de contágio, com as limitações e frustrações do ensino virtual.

Finalmente, é bastante provável que este fenômeno tenha se reproduzido também no Brasil, apesar de não haver estatísticas públicas sobre o tema. Entretanto, o aumento do debate público sobre o ensino domiciliar e iniciativas de aprovação de leis para regulamentar a modalidade de ensino nas diferentes casas legislativas do país demonstra que o tema se tornou bastante relevante nesta pandemia.

Fontes:

EGGLESTON, Casey, FIELDS, Jason. Census Bureau’s Household Pulse Survey Shows Significant Increase in Homeschooling Rates in Fall 2020. United States Census Bureau, 22 de março de 2021. Disponível em: https://www.census.gov/library/stories/2021/03/homeschooling-on-the-rise-during-covid-19-pandemic.html#:~:text=The%20U.S.%20Census%20Bureau’s%20experimental,the%202020%2D2021%20school%20year. Acesso em 20 de abril de 2021.

Household Pulse Survey: Measuring Social and Economic Impacts during the Coronavirus Pandemic. United States Census Bureau. https://www.census.gov/programs-surveys/household-pulse-survey.html. Acesso em 20 de abril de 2021.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *