Esta pesquisa foi realizada no dia 15/06/2021 através de formulário eletrônico Surveymonkey®, sendo o público alvo as famílias participantes de grupos de Educação Domiciliar em aplicativos como Whatsapp® e Telegram®. Apesar do site fazer o controle de IP, impedindo que um mesmo computador responda a mesma pesquisa mais de uma vez, ainda assim foram encontrados alguns IPs repetidos. Eles foram excluídos da pesquisa e apenas o formulário de data mais recente foi considerado. Os participantes que não praticavam o ensino domiciliar também foram excluídos da pesquisa. Desta forma, os dados a seguir representam 631 formulários.
Tempo de Prática da Educação Domiciliar
A maioria das famílias pratica a educação domiciliar a menos de 1 ano, demonstrando que a pandemia possa ter impulsionado a prática. É possível observar que o número de famílias aumenta a cada ano, independentemente da pandemia de 2020.
Quantidade de filhos em educação domiciliar
A maioria das famílias que educam seus filhos em casa tem dois filhos, sendo seguidas por famílias com 1 filho. Estes grupos totalizam 76% de todas as famílias.
Escolaridade máxima dos pais
É possível notar que 31% dos pais e 28% das mães não possuem nível superior.
Renda Familiar
Nota-se que as famílias optantes pela educação domiciliar são concentradas na classe média e classe média baixa. Considerando uma faixa de renda familiar de 2 a 10 salários mínimos, este grupo totalizaria 67,5%.
No responses yet