JUNHO

Live Marcos Soares - Instituto Alvo

Encontro para Associados: A importância do exercício físico para o desenvolvimento intelectual

JULHO

A importância do estudo da música para a formação intelectual do indivíduo

AGOSTO

Matemática para além das fórmulas prontas

Feira do Conhecimento para associados

A Matemática é uma das disciplinas mais importantes para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do senso crítico de uma criança. Sempre que abordamos com pais educadores a respeito do ensino da matemática no lar, percebemos que em muitos casos há uma certa preocupação dos pais em relação ao tema. Afinal, além da Matemática ser importante per se, ela é normalmente a base de outras disciplinas como Física, Química, Engenharia, Ciência da Computação, entre outras.

Como os pais educadores são responsáveis por transmitir o conteúdo ou, pelo menos direcionar a criança, se estes não dominam o assunto ou possuem lacunas no conhecimento, a transmissão do conteúdo fica comprometida. Quando os pais possuem esta compreensão, eles ficam preocupados.

Desta forma, surge a seguinte questão: como o pai ou a mãe que não possuem bom conhecimento de Matemática poderão auxiliar seus filhos a dominarem esse assunto? Não há uma resposta única, mas algumas ideias poderão ajudar os pais nesta jornada.

Quando os filhos estão na idade entre 7 e 11 anos, há a possibilidade dos pais aprenderem facilmente em conjunto com os filhos. Como as crianças estão estudando as operações básicas da aritmética e os rudimentos da geometria, é uma boa oportunidade para os pais lerem o material didático e se atualizarem para preencherem as lacunas de conhecimento e, desta forma, dar o suporte necessário às crianças.

Entretanto, quando as crianças estão em um estágio mais avançado (dos 12 aos 17 anos) do conhecimento da Matemática, as dificuldades para os pais educadores aumentam substancialmente, mas ainda assim há algumas opções. A primeira delas é seguir estudando o material didático dos filhos, mas conforme o conteúdo vai se tornando mais avançado, o pai ou a mãe precisarão se dedicar mais tempo nos estudos para dar suporte aos filhos. Uma segunda opção seria a contratação de um professor particular, ou ainda de um método específico de Matemática com turmas reduzidas. Apesar destas opções serem eficazes, acabam sendo mais custosas para a família. E por fim, uma última possibilidade seria a formação de pequenos grupos de famílias educadoras, que se ajudam mutuamente, compartilhando conhecimentos e talentos.

Independentemente das dificuldades que cada família possa ter, em hipótese alguma o ensino da Matemática pode ser negligenciado, pois o prejuízo para a criança no futuro é enorme, deixando lacunas de conhecimento que resultam em escolhas equivocadas de carreira, prejuízos financeiros, raciocínio lento, etc. Uma criança com uma boa base de Matemática, certamente, alçará voos mais altos em sua vida.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *